terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A importância dos parques nacionais para a competitividade dos destinos brasileiros.

O Ministério do Turismo - MTur, o SEBRAE e o Instituto Chico Mendes - ICMBio, deram largada hoje a mais uma etapa do inédito Projeto de Fomento aos Parques Nacionais e Entorno.

O projeto pretende ser a referência para próximos projetos que objetivam aumentar a competitividade de destinos turísticos localizados em cinco parques nacionais, por meio da aproximação entre a cadeia produtiva e os gestores das unidades de conservação. Os cinco parques nacionais e os respecitos destinos envolvidos são:



Parque Nacional de Anavilhanas - Novo Airão e Manau
Parque Nacional Aparados da Serra - Cambará do Sul e Praia Grande
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso e Cavalcante
Parque Nacional de Fernando de Noronha - Ilha de Fernando de Noronha
Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Petropólis, Teresópolis, Nova Friburgo

As primeiras etapas do projeto a realização de pesquisas, diagnóstico e o mapeamento foram realizados pela Associação Brasileiras das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA).

As próximas etapas, que prevêem cerca de 07 idas a campo, em cada parque nacional, de consultores especialistas em ecoturismo, parques nacionais, integração de cadeia produtiva, entre outros, acontecerão a partir de abril deste ano.

Ontem, representantes do MTur, do SEBRAE, do ICMBio, das secretarias de turismo dos estados e dos municípios, além dos coordenadores e consultores do projeto, e também de um diagnóstico sobre como estão os elos da cadeia produtiva desta oferta. Além destes diagnósticos foram apresentadas também as primeiras versões de mapas turísticos que serão utilizados em campanhas de promoção dos parques nacionais, nos quais aparecem em destaque os atrativos do parques e do entorno.

Hoje, os presentes foram divididos em grupos com o objetivo de customizar a metodologia de intervenções presenciais (idas a campo) de acordo com as características de cada parque nacional e entorno. Foram também pré-definidos os cronogramas para cada parque nacional.

Como tarefa para casa, as entidades, sobretudo àquelas ligadas mais proximamente ao parque e aos destinos do entorno, avaliarão os diagnósticos apresentados e os mapas, no sentido de propor eventuais melhorias. Essas avaliações devem correr nos próximos 15 dias.

Nesse meio tempo, os SEBRAES dos estados em que estão sediados os parques nacionais, devem começar as contratações dos consultores que vão a campo.

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