segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A vida continua

Quem é o sucessor do seu trabalho em seu pequeno meio de hospedagem? A cultura da empresa continuará com a gestão do seu sucessor? Ele está preparado para a tarefa? Seus fornecedores e clientes confiam que essa sucessão será competente, e que a fase de transição será breve e sem maiores turbulências?

Possivelmente nos últimos dias parou para pensar sobre isso, lendo e vendo as notícias sobre a sucessão de Steve Jobs na Apple por Tim Cook, até então seu braço direito e natural sucessor.

Todos os especialistas no assunto concordam que a Apple se tornou a empresa de maior valor de mercado no mundo, muito em função do brilhantismo de Jobs, mas também porque se cercou de outras mentes brilhantes e profissionais dedicados, identificados com a cultura da empresa e sabedores dos desafios que tinham à frente.

Por isso, mesmo com anúncio da saída de um dos mais bem sucedidos executivos de todos os tempos, capaz de levar uma empresa que estava à beira da falência a ser a empresa de maior valor de mercado do mundo, o mercado reagiu com cautela, assim como os forncedores e clientes da empresa, e a empresa perdeu pouco, comparativamente com outras situações semelhantes.

De toda maneira, ainda existe uma incógnita sobre a capacidade de Cook de mater o ímpeto e a capacidade de liderança criativa de Jobs, que comandou nos últimos tempos algumas das mais revolucionárias invenções, não só do mercado de tecnologia da informação, como de qualquer negócio. iPhone, iPad, iPod, iTunes e iCloud, foram tecnologias altamente revolucionárias e impulsionaram outras tantas empresas e negócios a se modernizar. Influenciaram ainda o comportamento das sociedades e a maneira como as pessoas se relacionam, trabalham e se divertem.

Legal a história da Apple, não?

E a sua história? E o legado de sua gestão a frente do seu pequeno e notável meio de hospedagem? Existe continuidade quando você quiser apenas cutir suas conquistas? Compartilhe conosco.

________________________

É possível extrapolar um pouco os conteúdos publicados nesse portal e enxergar o seu negócio?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.




quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Pequenos e Notáveis na Chapada dos Veadeiros

Jardim de Maytrea - Parque Nacional
da Chapada dos Veadeiros
Workshop Pequenos e Notáveis - Ferramentas de Gestão Estrategica

Em Alto Paraíso, acontece com o apoio do SEBRAE e ABIH/GO e em especial da Secretaria de Turismo de Alto Paraíso que apoiou a logística e a mobilização para o evento.

Durante o workshop a equipe de consultores se deparou com empresários preocupados com a diminuição da demanda no destino, portanto interessados em desenvolver ações que visem ampliar o número de visitantes e aumentem a competitividade em relação a destinos similares como a Chapada Diamantina.

Estão representados 14 pequenos meios de hospedagem da Chapada dos Veadeiros, a grande maioria de Alto Paraíso mas com representantes de São Jorge e de Cavalcante. Participaram ainda representantes da Secretaria de Turismo de Alto Paraíso e de associações locais de empresários.

Presentes no workshop também participantes que estão em vias de abrir as portas de suas pousadas, os quais estão interessados, sobretudo em adquirir conhecimento específico em gestão estratégica.

A empresária Antônia Lindalva Caetano, proprietária da Pousada Casa do Cerrado relatou sua experiência em ampliar a oferta do café da manhã para o período da tarde e conquistar clientes mais satisfeitos, ela aposta em serviços personalizados para aumentar a competitividade de seu negócio.

A empresária Anne Tokarski, Pousada Cristal da Terra em São Jorge, relatou também sua experiência na pousada em criar seus próprios produtos de limpeza, utilizando assim fragrâncias personalizadas e diminuído custos operacionais.
O workshop, no período da tarde continuará a disseminar informação e a debater os temas de competitividade, sustentabilidade e marketing além de atividades práticas.

Workshop Pequenos e Notáveis - Alto Paraíso
Chapada dos Veadeiros
Empresários no Workshop Pequenos e Notáveis
Alto Paraíso / Chapada dos Veadeiros

Pequenos e Notáveis em Belém

Pequenos e Notaveis em Belém
Acontece nesse exato momento o Workshop Pequenos e Notáveis em Belém, capital do estado do Pará.

Nesta manhã, primeiro dia do workshop, que ainda terá programação hoje e quinta pela manhã, a equipe de consultores começou a trabalhar os temas principais do programa, isto é, competitividade, sustentabilidade e marketing.

Estão presentes ao evento empresários e gestores de pequenos meios de hospedagem de Belém e Ilha de Marajó.




Sérgio Villar – Vice Presidente da ABIH PA

Artur Cobas – Diretor de Comércio e Serviços
 Sebrae Pará

Pequenos e Notáveis em Noronha

Acontece nesse exato momento em Fernando de Noronha o Workshop Pequenos & Notáveis. Segundo a equipe de consultores do programa, a primeira sensação que surge das conversas com os empresários é o interesse em inovação setor.

O empresário João Melo, dono da Pousada Tio João, por exemplo, relatou sua experiência de mais de 22 anos atuando na Ilha. Destacou como a internet interferiu ao longo do tempo no processo de inovação para divulgação do seu empreendimento. Para João esse fator é uma vantagem competitiva do seu pequeno meio de hospedagem no mercado.

Além de experientes empresários como João, a equipe de consultores observa também a presença de empresários no começo da jornada interessados em adquirir conhecimento para começar assertivamente a gestão de seu negócio!

A Ilha de Fernando de Noronha é um destino presente no imaginário e desejo de muitos turistas nacionais e até mesmo internacionais. A maioria absoluta dos meios de hospedagem presentes na Ilha são pequenos e por isso a importância da realização do Workshop Pequenos e Notáveis nesse destino.

Ainda hoje, no período da tarde, e na manhã de quinta-feira, conteúdos como competitividade, sustentabilidade e marketing continuarão a ser debatidos com os participantes do workshop, a partir de exemplos práticos!


Veja a opinião dos empresários sobre o evento

Patrícia Maria - Pousada do Frade
"Acho que ajudou bastante. Já trabalho com turismo a muitos anos, porém na hotelaria comecei a atividade tem cerca de um ano. Já implantei diversas coisas que aprendi pelas apostilas e pelos Workshops, inclusive eu e muitos colegas de outras pousadas estamos nos organizando para realizarmos nossas compras em conjuntos para diminuirmos nossos custos. Achei que os consultores eram muito bem preparados e capacitados, e passaram muita confiança para nós."

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Da tela do cinema

Conduzindo Miss Daisy (EUA, 1989), Bagdad Café (Alemanha, 1987), Larry Crowne (EUA, 2010), Beleza Americana (EUA, 1999).

Além de atuações acima da média de atores e atrizes de alto calibre e o fato de terem criticas altamente positivas, o que esses filmes têm em comum? E porque trataríamos deles em um portal voltado para o setor brasileiro de pequenos meios de hospedagem?

Porque em algum ou alguns momentos desses e de outros filmes de uma lista elaborada pelo professor Sigmar Malvezzi, da Universidade de São Paulo, você terá lições de liderança, dilemas da vida executiva, da busca de realização no trabalho e até das brigas com o chefe.


________________________

É possível extrapolar um pouco os conteúdos publicados nesse portal e enxergar o seu negócio?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.





segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Para inovar é preciso olhar para fora

Temos falado com uma certa frequência por aqui sobre a importância da inovação, não é verdade? Trouxemos alguns conteúdos interessantes conjugando redes sociais e inovação, diferenciando inovação de criatividade e indicamos um quiz para que você testasse o nivel de inovação do seu pequeno meio de hospedagem, entre outros.

Falamos também sobre a importância do benchmarking, vantagens competitivas, e trouxemos referências para a busca de boas práticas.

E hoje, no portal das pequenas empresas e grandes negócios, o portal do Grupo Globo, publicou uma interessante entrevista com o economista Wolfgang Reichenberger, ex-diretor da Nestlé no Japão e ex-presidente mundial da marca.

Segundo Reichenberger, para inovar, o empreendedor brasileiro precisa olhar para o mercado internacional.

________________________

É possível extrapolar um pouco os conteúdos publicados nesse portal e enxergar o seu negócio?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.



sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pequenos e Notáveis em vídeo!

Está claro para a equipe do seu pequeno meio de hospedagem o que é o programa Pequenos e Notáveis?

Será que um vídeo seria uma forma interessante de aumentar o interesse deles pelo programa?

Então está resolvido. Veja o vídeo a seguir e compartilhe com sua equipe. Se tiver alguma dúvida não hesite em entrar em contato conosco aqui mesmo, por email (pmh@abih.com.br) ou no Facebook.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fez, tem que contar!

Programa Cidades e Soluções - Globo News

Embalagem de desinfetante de 02 lts, pacote de papel higiênico com 16 rolos, TV de LED, embalagem de café sem cor, caixa de balas com papel mais fino. Sabe o que esses produtos tem a ver com o marketing da sua empresa?

A TV de LED, por exemplo, consume 35% menos consumo de energia do que a LCD, ou seja, bom para a natureza, bom para o planeta, bom para a humanidade e bom para o seu bolso.

Se é bom para a natureza, o planeta e a humanidade, esteja certo de que uma boa parte de seus potenciais hóspedes está interessado em saber que sua empresa está preocupada em comprar produtos responsáveis.

Não fosse assim, as multinacionais mostradas no vídeo do Cidades e Soluções não gastariam altas cifras em pesquisa e desenvolvimento para fazer mudanças em seus produtos. Clique aqui para acessar o vídeo.



Programa Cidades e Soluções na Globo News
“Cidades e Soluções” abre espaço na televisão para as experiências que dão certo, que transformam para melhor a vida das pessoas através do uso inteligente e sustentável dos recursos. Em boa parte dos casos, são experiências simples, de baixo custo e fáceis de ser replicadas.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como aprender a ser criativo?


Segundo Solange Mata Machado, especialista no assunto, é possível aprender a ser criativo, e dá dicas práticas para você explorar suas habilidades naturais, superar os bloqueios e inserir a criatividade em sua rotina.

Solange salienta que as organizações precisam se reinventar a cada minuto, e que mapear e decifrar as mudanças sao partes fundamentais de um processo e é a partir daí que surgem as oportunidades ou os desafios que conduzem às inovações.



________________________


Empreender é a causa da Endeavor Brasil.

Trabalha para tornar o país referência mundial em empreendedorismo. Luta para que os empreendedores brasileiros sejam os melhores do mundo, construindo grandes empresas, criando novos mercados, gerando empregos.

Acredita que o empreendedorismo de alto impacto é o caminho para tornar o Brasil um país com mais oportunidades e um lugar melhor para se viver.

__________________________

Os conteúdos apresentados nesse portal te inspiram e te ajudam a melhor sua gestão e fazer inovações no seu negócio?

Faça comentários no blog ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.

Vale Europeu-SC. Projeto Piloto da Central de Negocios.

Projeto Piloto Central de Negocios
Vale Europeu - SC
Uma das acoes mais importantes do Programa de Qualificacao de Pequenos Meios de Hospedagem e a execucao do projeto piloto de central de negocios, o qual objetiva estimular a cultura da cooperação, e o fortalecimento de pequenos grupos de empresários de um mesmo segmento de atuação.

O destino escolhido para a execução do projeto piloto foi o Vale Europeu, em Santa Catarina, em função do grau de cooperação dos empresários já demonstrado em outros trabalhos desenvolvidos pela ABIH e o Sebrae.

A Central de Negócios estabelece uma associação entre empresarios para tornar seus negócios mais competitivos e com melhores condições de melhor reagir a uma tendência de concentração do mercado.

A Central de Negócios possibilita, entre outras coisas: redução de custos; contratação de serviços; aumento do poder de negociação; acesso à mídia / propaganda; exportação e compra em conjunto; criação de uma rede, com identidade própria; acesso a informações; planejamento de ações de venda; capacitação de equipes; planejamento de marketing conjunto; centralização da distribuição; formatação de lojas; padronização da marca; obtenção de melhores condições para linhas de crédito.


5a. reunião do grupo de empresarios do Vale Europeu

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Balonismo?

Todo pequeno empresário de um destino do interior brasileiro, por vezes até da capital, sabe que a promoção, as políticas públicas, a infraestrutura e outros projetos e ações dependem, fundamentalmente, do trabalho conjunto entre o poder público, os empresários e o terceiro setor.

Se ainda não sabe, precisa ser interessar mais pelas atividades de desenvolvimento do seu destino.

Por isso, é sempre interessante se interessar por observar boas práticas desenvolvidas em outros destinos turísticos ao redor do mundo, sobretudo aqueles consolidados nos mercados nacional e internacional.

Um exemplo interessante disso, é o desenvolvimento de eventos, os quais tem a capacidade de motivar e orginar fluxos turísticos, como um festival de balonismo.

Em Torres, no Rio Grande do Sul, se organiza um festival internacional de balonismo que já está em sua 24a. edição, e atrai milhares de pessoas todos os anos para o destino.
Algumas dessas pessoas certamente voltarão, outras tantas indicarão o destino para seus amigos e parentes, serão geradas diferentes veiculações nos mais variados veículos de mídia.

Será que esse festival é bom para o destino?
________________________

Esse artigo te ajudou a pensar sobre o desenvolvimento do seu destino?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Disque Hotéis.

Qual o volume de hóspedes walk in que o seu pequeno meio de hospedagem recebe? São importantes no seu faturamento?

Se sim, quais mecanismos de promoção você utiliza para atingi-los?

E você já ouviu falar do Disque Hotéis?

O Disque Hotéis é um serviço de informação sobre meios de hospedagem, que utiliza uma central telefônica que faz chamadas locais gratuitas para os hotéis cadastrados.

Já estão instalados nos aeroportos de Brasília, Campinas, Congonhas, Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, e será expandido para outros aeroportos paulatinamente.

Quer saber mais sobre esse benefício oferecido aos mais de 2 mil associadas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis? Acesse o portal da ABIH clicando aqui e veja o vídeo abaixo.





________________________

Este vídeo te ajudou a pensar sobre sua estratégia de promoção?

Faça comentários aqui ou mande-nos um email (pmh@abih.com.br) sugerindo assuntos, temas e sítios eletrônicos para qualificar a nossa pesquisa.

Se estiver trabalhando nas redes socais conheça nossa página no Facebook.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Que perguntas gostaríamos de fazer a nossos hóspedes?.

Qual foi a última vez que você desenhou e aplicou uma pesquisa com seus hóspedes no sentido de conhecer quais são eram as expectativas deles sobre os serviços do seu pequeno meio de hospedagem e, de outro lado, como foram as experiências deles quando de suas estadas?

O Pequenos e Notáveis está levantando essa discussão, ou seja, como se conhecer as expectativas e as experiências dos hóspedes de pequenos meios de hospedagem brasileiros e como utilizar .

O roteiro do vídeo que utilizaremos para apresentar os manuais de capacitação e qualificação em sustentabilidade, competitividade, marketing, acesso a mercados, central de negócios e empreendedor individual, fez algumas dessas perguntas.

Você prefere que tipo de hotel para o seu lazer, pequeno ou grande?

O que você mais espera de um pequeno hotel ou pousada?

O que mais lhe agrada quando é atendido num hotel ou pousada?

Qual foi a maior surpresa positiva/negativa que você já teve em uma pousada?

Porque você ficaria em um hotel pequeno numa cidade de negócios?

Quer saber quais as respostas? Esteja atento à publicação do vídeo em nosso portal.

Se ainda não está cadastrado em nossa lista de envio de correspondências eletrônicas, envie um email para pmh@abih.com.br.