quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Aracaju

Workshop Pequenos e Notáveis
Aracaju-SE
Em Aracaju, as oficinas e discussões sobre competitividade, sustentabilidade e marketing acontecem na sede do SEBRAE /SE.

Contamos com a participação de 18 representantes de meios de hospedagem de Aracaju, Pirambu e Piranhas (Alagoas). Na abertura tivemos a fala da Presidente da ABIH/SE, Katia Gadelha e do Diretor Administrativo Luciano Leal, além da representante do SEBRAE/SE Bianca Faria.

Na manhã foi trabalhado o tema Sustentabilidade com troca de experiências e exemplos de práticas em meios de hospedagem em todo país. A tarde, com mais participantes, o tema competitividade aumentou ainda mais a participação dos empresários e gestores.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Informação = aumento de competitividade

Seu pequeno meio de hospedagem está em uma das cidades sede do mega evento que vamos sediar em 2014? Ou umas dessas cidades é portão de entrada para seu destino?

Então saiba que o Ministério do Turismo desenvolveu um competente sítio eletrônico com informações sobre esses destinos. Clique aqui.

Você pode linkar esse sítio no do seu PMH para que seus potenciais hóspedes tenham acesso a informações sobre atrativos, gasttronomia, artesanato e acessar vídeos promocionais sobre o destino.

A seguir um dos vídeos produzidos pelo MTur.





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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Internet e mídias sociais

Não é mais novidade para qualquer empresário antenado a importância da Internet e das mídias sociais para o marketing das empresas. Saber como interagir com essas ferramentas e como tirar o maior proveito delas, no entanto, ainda é um objetivo distante para a maioria das pequenas empresas.

Tratamos aqui neste portal, algumas vezes sobre o assunto.

Hoje, no entanto, vamos trazer alguns números sobre a utilização de Internet e de mídias sociais no Brasil, com o objetivo de ratificar a importância de estudar, obter informações e interagir na Web 2.0.

Segundo o IBOPE Nielsen Online, em notícia publicada no ibope.com.br, o total de pessoas com acesso a Internet no Brasil chegou a 77,8 milhões. Desse total 45,4 milhões navegam mensalmente de casa ou do local de trabalho. A média mensal de páginas por pessoa foi de 3.134, enquanto o tempo de uso do computador com internet, incluindo aplicativos, somou em agosto 69 horas por pessoa.

Imagine que uma pessoa se ocupe 40 horas por semana com seu trabalho. Isso dá 320 horas por mês, certo? 69 horas de dedicação a Internet é cerca de 21% disso. Considerável, não?


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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Financiamento de projetos - 65 indutores

Ministério do Turismo abriu programa no Portal de Convênios (Siconv) para que municípios dos 65 destinos indutores de desenvolvimento regional enviem propostas de obras de infraestrutura turística a serem analisadas e, se aprovadas, financiadas pela pasta.

Serão selecionadas propostas que contemplem todas as fases de desenvolvimento de projeto, inclusive estudos preliminares, projeto básico, licenciamento e aprovação e que envolvam condicionantes ambientais, sociais, legais e demais aspectos supervenientes. As propostas selecionadas “serão encaminhadas para desenvolvimento dos projetos, com suporte orçamentário da União/Ministério do Turismo, transferências governamentais por meio de contratos de repasse com a Caixa Econômica Federal, na forma disciplinada pela Portaria Interministerial nº 127, de 29/05/08, e contrapartidas de acordo com os percentuais estabelecidos na Lei 12.309 de 9/8/2010 – LDO/2011. Licitação pública, segundo os ditames da Lei 8.666/93”.

Junte-se aos seus colegas e intermedie uma conversa com os órgãos oficiais de turismo do seu destino para entender quais projetos estão sendo desenhados e se há como ajudar.

A&B

O Diário do Turismo, motivado pelas notícias envolvendo casos descobertos pela vigilância sanitária, publicou interessante entrevista com a nutricionista Gabriela Bodini, diretora da FeB Quality, tratando sobre o setor de alimentação e bebidas em meios de hospedagem.

Clique aqui para ler a entrevista.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pequenos e Notáveis em Paranaguá

Workshop Pequenos e Notáveis
Paranaguá - Paraná
O workshop em Paranaguá foi realizado na ACIAP (Associação Comercial de Paranaguá) e contou com a participação de 18 pessoas, gestores públicos, representantes de associações e empresários de meios de hospedagem de Paranaguá, Matinhos, Morretes, Guaratuba e Pontal.

Na abertura tivemos a fala do presidente da ABIH/PR, Henrique Lenz, além da presença de representante da Paraná Turismo e do representante da ACIAP e também hoteleiro Célio Reis.

Houve no inicio uma pequena palestra da coordenadora de projetos de hotéis do Sistema Amadeus, Luciana, que apresentou a parceria com a ABIH para disponibilizar sistema de reservas para pequenos meios de hospedagem.

Na parte da manhã ainda foi trabalhado o tema Sustentabilidade com a troca de experiências entre os participantes, além da pesquisa diagnóstica aplicada. A tarde o tema foi Competitividade, onde foram abordados temas como a importância da inovação para o aumento da competitividade dos empreendimentos.

Pequenos e Notáveis em Conceição do Almeida

Workshop Pequenos e Notáveis
Conceição do Almeida - Bahia
Realizou nos dias 23 e 24 de novembro o workshop Pequenos & Notáveis no município de Conceição do Almeida, região do Recôncavo Baiano.

O evento foi um sucesso na mobilização de participantes, contando para isso com a ajuda de Maurício Coni, Diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura de Conceição do Almeida e da Dilma Alvarez, empresária e que atua como captadora de associados para a ABIH/BA.

Em números o workshop apresentou a presença de 44 participantes, dentre estes, gestores e colaboradores de 21 pequenos meios de hospedagem.

O workshop foi realizado no Hotel Fazenda São Geraldo, que além do apoio com a cessão do espaço e da estrutura para o evento, disponibilizou a hospedagem para a equipe do Programa.

O seminário contou ainda com a presença do prefeito de Conceição do Almeida, Sr. Adaílton Campos Sobral e do representante da Unidade Regional do SEBRAE de Santo Antonio de Jesus, Sr. Carlos Henrique Nunes de Oliveira.
No segundo dia do workshop Pequenos e Notáveis, no município de Conceição do Almeida, foram apresentados temas relacionados a acesso ao mercado e marketing.

O grupo de participantes trocou experiências e idéias sobre fortalecimento do associativismo e da regionalização do turismo.

Quanto à regionalização, há uma percepção que os municípios devem trabalhar de forma integrada, desenvolvendo ações conjuntas de marketing para a atração de turistas para o Recôncavo Baiano.

Em relação ao associativismo, o workshop contou hoje com a importante participação do Sr. Marcelo Sousa, diretor de interiorização da ABIH/BA. A entidade entende que a realização deste workshop é uma oportunidade para reforçar a presença da ABIH na região, fortalecendo sua representatividade no setor.

Outra solução levantada é da criação de uma associação de meios de hospedagem da região do Recôncavo Baiano. O grupo de participantes aproveitou o momento do encontro para encaminhar uma agenda de ações e demandas que fortaleçam a organização e a mobilização do setor na região.

Nesse contexto, aproveitou-se a presença do Sr. José Elio do SEBRAE de Salvador, para que o grupo passasse as demandas para região, dentre elas:
- O desenvolvimento de uma Central de Negócios para o setor de turismo da região do Recôncavo;
- O desenvolvimento de um calendário de cultura e festividades da região;
- Qualificações para o setor.
A região conta com potencial para o turismo rural, com vários empreendimentos atuando nesse segmento. Além disso, possui como forte atrativo as festas de São João no mês de junho, consideradas entre as maiores da Bahia.

O município de Santo Antonio de Jesus é considerado capital da região do Recôncavo e, por ser o maior centro comercial, possui vários empreendimentos voltados para o turista de negócios.

Pequenos e Notáveis em Bonito

Workshop Pequenos e Notáveis
Bonito - Mato Grosso do Sul
O workshop Pequenos e Notáveis aconteceu nos dias 23 e 24/11 na Câmara Municipal de Bonito. Participaram do evento 22 empresários, o Sebrae e a Secretaria de Turismo local.

O secretario de turismo, senhor Augusto Mariano fez a abertura do evento juntamente com o senhor Adelino Costa, do Sebrae local.

O secretario reforçou a importância do workshop em função da nota obtida pelo destino no item “capacidade empresarial” do Estudo de Competitividade do Ministério do Turismo. E enfatizou a importância do hoteleiro como anfitrião do destino.

Os empresários reforçaram também a importância do conteúdo e sentiram a necessidade da presença de outros parceiros do trade local em função das demandas que o destino possui para seu desenvolvimento e que estão sendo debatidas durante o workshop.

Bonito firmou-se no cenário nacional como um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil, não só por sua ecologia e beleza dos atrativos turísticos, mas também por sua organização e qualidade de serviços. Para isso a responsabilidade dos empresários é grande.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Inovação # Novidade

A revista eletrônica Exame, da Editora Abril, publicou muito interessante matéria sobre a cultura da inovação, da qual já falamos aqui antes.

Segundo a matéria, estimular o trabalho coletivamente e tolerar erros fazem parte do processo de inovação, inclusive porque os mais inovadores em qualquer aspecto da sociedade erraram muito antes da eureka. O americano Thomas Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos, levou anos e mais de mil tentativas para chegar à sua maior inovação, a lâmpada.


Não confunda inovação e novidade
Implantar uma coisa nova na empresa não significa que ela seja inovadora. “Inovação é diferente de novidade. As pequenas empresas têm muita sede de buscar coisas novas. Inovação é fruto de processos e nessas empresas eles nem sempre estão bem definidos”. Para não confundir, lembre-se que inovação parte do princípio de que existe um objetivo a ser alcançado. Para isso, existe um cronograma e pontos de checagem, que definem a direção e a velocidade certas para chegar ao resultado esperado.

Espalhe a inovação
Além de estar no DNA do empreendedor, a inovação precisa estar em todo canto da empresa.

Estimule a coletividade
Um ambiente de trabalho informal, claro e alegre é ponto positivo para que as pessoas se sintam estimuladas a inovar.

Saiba escutar
Quando o dono da empresa é também quem controla as decisões do negócio, pode ser difícil conseguir inovar

Tenha métricas de inovação
Mais do que seguir todas essas dicas, é preciso saber medir como isso afeta, de fato, o seu negócio.
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terça-feira, 22 de novembro de 2011

Trilha sonora do destino

Qual música se parece com aquela praça super bacana do seu destino? Quando se aproxima daquele monumento que relembra um período negro da história da sua cidade, que sons vem à sua mente?

Uma dupla de músicos, de Washington D.C., chamada Blue Brain resolveu levar o soundtracking - algo como a produção de trilhas sonoras - a um "lugar" inédito. Produziram a trilha sonora do Central Park em New York e a integraram a um aplicativo para smartphones.

Segundo Rachel Tepper, repórter do Huffington Post, um jornal eletrônico de Washington, o aplicativo funciona da seguinte maneira: quando você se aproxima de uma área, ouve um trecho de música, que vai mudando à medida que você se move. Em algumas partes do parque a melodia é a mesma, mas a peça começa a incorporar diferentes instrumentos, diferentes níveis de volume e outras variações. Quando se desloca para outras áreas do parque, as melodias podem mudar completamente. A maneira como a música irá mudar depende dos caminhos que você percorre através do parque, mas o aplicativo é projetado para acompanhar qualquer que seja a mudança de percurso.

Que tal se juntar a outros empresários do seu destino e contratar músicos e programadores de aplicativos para fazer o mesmo?


Central Park (Listen to the Light) - A New Location Aware Album by BLUEBRAIN from BLUEBRAIN on Vimeo.



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Pequenos e Notáveis em Vitória

Pequenos e Notáveis em Vitória - ES
Em Vitória, o Workshop Pequenos e Notáveis acontece na programação do Sabores 2011 - 11º Congresso e Feira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares.

Os gestores e empresários que participam do workshop são de Anchieta, Cariacica, Colatina, Fundão, Guarapari, Linhares, Vila Velha e Vitória.

No primeiro dia, contamos com 18 participantes com a expectativa de novos conhecimentos, em especial sobre sustentabilidade e posicionamento no mercado.

Na ocasião, os participantes foram estimulados a repensar e refletir sobre gestão de água, energia e resíduos em seus empreendimentos. Ao fim do primeiro dia, evidenciou-se a importância de trabalhar de forma cooperada e da valorização da cultura local para promoção do destino como um todo.

A imprensa local, responsável pela cobertura da feira, esteve no workshop e entrevistou algumas pessoas, dentre os empresários e instrutores das oficinas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Foursquare

Alguns de seus hóspedes já fizeram comentários sobre o seu pequeno e notável meio de hospedagem, a partir de um smart phone. Estes comentários estão acessíveis num programa que tem milhões de usuários em todo o mundo. Sabia disso? Se não, é melhor você passar a compreender como funcionam os tais aplicativos (apps) para telefones celulares.

No foursquare, por exemplo, que é o campeão em número de usuários em todo o mundo, um bom número de o visitante de seu destino, assim que descer do avião ou passar pelo trevo de carro ou de ônibus, ou ainda atracar no porto, vai clicar em nearby places, algo como locais próximos.

A depender da quantidade de dados que você ou algum de seus hóspedes ou comensais tenha informado, aparecerá em uma lista com o nome do empreendimento, o endereço e a distância do local onde o usuário acessa o aplicativo. Nesta lista estarão incluídos além dos meios de hospedagem próximos, também restaurantes, bares e similares; atrativos naturais e culturais; operadores de receptivo e centros de informação turística; lojas e outros serviços.

Clicando no seu empreendimento o seu potencial hóspede observará as dicas e fotos de outros hóspedes que já se hospedaram, e ainda um mapa conectado ao Google Maps que o ajudará a se direcionar pelo destino.

Se chegar a se hospedar em seu PMH, o usuário muito provavelmente fará o check in (que a maneira do usuário de dizer para seus amigos via Facebook e Twitter que está em determinado lugar) e compartilhará algumas dicas para os seus amigos e outros usuários do aplicativo, e assim a notícia se espalha.

A cada check in, o usuário ganha pontos, numa competição de brincadeira entre amigos.

Vá até a loja de aplicativos do seu smartphone e faça download do Four Square e procure ainda por outros aplicativos como ele. Informe os dados do seu PMH e saiba o que seus hóspedes estão falando a respeito de seus serviços.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Informação = Cidadania

Até que ponto estamos informados sobre os investimentos que temos feito em termos de geração de energia. E sobre os impactos ambientais, econômicos e sociais positivos e negativos desses investimentos?

São a nossa matriz energética e os investimentos futuros planejados, de fato, as melhores escolhas? Ou escolhas inteligentes?

Será que alguns desses investimentos são Quanto desses investimentos são uma uma relação comercial que se impõe acima da vida racional da natureza, como afirma a Prêmio Nobel da Paz, Rigoberta Menchú?

Ou as afirmações de ambientalistas, cientistas e mesmo de técnicos do IBAMA, do Instituto Chico Mendes e do Ministério do Meio Ambiente sobre as mega construcões que faremos nos próximos anos são alarmistas e descomprometidas com o desenvolvimento do país?


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Parques Nacionais Terceirizados

Seu destino está localizado na área de influência de um parque nacional? Então não precisamos dizer a importância desse vizinho para o turismo, certo?

Se esse não é o caso, diríamos que é importante a mobilização para a proteção de remanescentes de florestas e/ou formações geológicas ou geomorfológicas interessantes.

E há uma execelente notícia para os usuários e empresários vizinhos de parques nacionais. O Instituto Chico Mendes - ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente - MMA acabaram de assinar acordo com o Ministério do Planejamento para estimular as Parcerias Público-Privadas (PPP) em unidades de conservação federais, o que inclui desde concessão de serviços a administração das áreas.

O projeto piloto prevê a concessão de 10 parques nacionais com relevante potencial turístico. Segundo o ministério, já estão cotados para adotar esse modelo de gestão os Parques Nacionais de Jericoacoara (CE), de Ubajara (CE), de Sete Cidades (PI), da Serra das Confusões (PI), de Fernando de Noronha (PE), da Chapada dos Guimarães (MT) e dos Lençóis Maranhenses (MA), além de outros três. Em caso de aprovação do projeto, a licitação da parceria será feita pelo ICMBio .

Clique aqui para acessar a notícia completa e ainda outras sobre privatização em unidades de conservação no caderno de notícias do excelente O Eco.

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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

05 Anos

Este planeta irá se autodestruir em 10 segundos. Deixando de lado a brincadeira com os filmes de ficção científica, a Agência Internacional de Energia afirma que, caso a matriz energética de combustíveis fósseis não tenha uma mudança rápida, o planeta vai perder para sempre a chance de evitar mudanças cimáticas perigosas.

Essa afirmação foi feita no mais completo estudo sobre a infraestrutura energética do planeta, afirma o prestigioso The Guardian, em seu caderno virtual de meio ambiente.

No artigo intitulado "Planeta rumo a mudanças climáticas irreversíveis em cinco anos", o economista chefe do IEA, Fatih Birol, afirma que está muito preocupado, porque a porta está se fechando. E que se nós não mudarmos agora a maneira como usamos energia vamos para um ponto além daquele que os cientistas consideram ser sem volta. Portanto, com a porta fechada para sempre.

Então? Como está a estratégia de alteração da matriz energética do seu pequeno meio de hospedagem? E as ações para diminuir o consumo? Quer umas dicas? Faça download do Manual de Sustentabilidade em nossa plataforma de aprendizagem clicando aqui.

Seguem alguns exemplos do que encontrará no manual.

O revestimento e a laje da construção são itens muito importantes na economia de energia. A estabilidade térmica da obra garante um menor uso do ar condicionado e maior eficiência do mesmo.

Reúna um maior volume de roupas para lavar de uma vez.

Controle e registre o consumo de energia em quilowatts por hóspede/noite.

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Uso inteligente de água

O reaproveitamento de água já foi um problema do ponto de vista técnico para as pousadas e hotéis com dificuldades para definir os equipamentos e tecnologia correta e tipologia do consumo. Mas hoje em dia, numa pousada ou hotel, passou a ser um componente econômico, principalmente para empreendimentos que possuem grandes áreas de paisagismo.

O conumo de água durante os banhos em hotéis e pousadas é diferente em relação aos banhos nas próprias moradias. O tempo do banho em PMHs é bem maior que em uma residência na média por dia. Nos PMHs voltadas para turismo de lazer esse tempo pode se estender ainda mais.

Essas dicas estão no Manual de Sustentabilidade para Pequenos Meios de Hospedagem. Já baixou o seu? Se ainda não, clique aqui e faça download dos manuais de competitividade, marketing e sustentabilidade.

A seguir outras informações sobre aproveitamento e reuso de água com André Trigueiro na Rádio CBN.



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terça-feira, 8 de novembro de 2011

Novas questões sobre o neuromarketing

Nós já falamos sobre neuromarketing aqui.

Mas esse é um assunto novo, complexo e polêmico e além disso, muitíssimo interessante, portanto um ou dois artigos jamais encerrarão as possibilidades de tratarmos sobre o tema por aqui.

Nas publicações do Mundo do Marketing dessa semana, uma entrevista com um dos gurus do neuromarketing, o Dr. A. K. Praddep afirma que é preciso que as organizações brasileiras saibam que o Neuromarketing não é só uma ação ‘legal’, mas o que chamo de verdadeiro diferencial de competição. Esta ciência não deve ser usada apenas quando algo dá errado, mas sim para aumentar a inteligência das forças de Marketing.

É preciso saber oferecer às pessoas o que elas realmente querem, entender a mente do consumidor profundamente e então dar a ele o que deseja. Este é um uso poderoso da neurociência. Na hora de produzir um iPhone,por exemplo, a Apple sabia que as pessoas não gostam de ter mil botões e então simplificou e tornou possível que o aparelho esteja alinhado ao que as pessoas esperavam. Para mim, o Neuromarketing ajuda a criar produtos e serviços que correspondem ao que o consumidor quer.


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sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Turismo 2.0

Você já sabe o que é Web 2.0, certo? As ferramentas e plataformas digitais que facilitam a colaboração e o comportalilhamento de informações entre os usuários de Internet.

E o que seria então o Turismo 2.0? É a maneira como os ambientes colaborativos estão transformando a forma de fazer negócios no turismo.

Porque o turista confia cada vez mais nas redes sociais para tomar uma série de decisões, assim como ampliar virtualmente e mesmo exponencialmente suas experiências – positivas ou negativas.


Dentre as interessantes observações feitas pelos consultores destacamos algumas dicas para agir rumo ao Turismo 2.0.

Entender as novas necessidades do turista aplicadas ao seu negócio e oferecer conteúdo adequado. O acesso à informação quase irrestrita em qualquer lugar a qualquer momento forma um turista mais exigente, mas também permite que novas oportunidades de criar conteúdo mais adequado, relevante e atraente.

Garantir confiabilidade e atualização constante das informações turísticas. Se o turista confiar no que está no ambiente virtual e não encontra o prometido pessoalmente, sua voz será ouvida e ampliada pelas redes.

Ampliar a experiência do turista,oferecendo atrações complementares ao seu negócio, ao compreender que também a barreira entre os atores da cadeia está cada vez menor e a oferta de uma solução completa ao turista muitas vezes pode parecer atraente aos seus olhos (sempre estudando o seu perfil, contexto e necessidade).

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O manual da Terra Forum Consultores pode te ajudar em seus esforços para qualificar seu conteúdo eletrônico e a sua presença cooperar com o marketing do seu destino? Conte-nos como.

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