terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mudando para melhor

Já somos 02 bilhões de internautas. Como nenhum outro momento da história, estamos conectados. Sabemos, muitas vezes com pouca clareza outras com um nível de informação extraordinário, o que acontece em boa parte do mundo.

Jamais na história da humanidade, um acontecimento, político, social, econômico ou ambiental que aconteça em algum país é tão influenciador do restante do planeta.

E é fato que estamos ainda a ver a história. A sociedade conectada ainda tem muito a desenvolver e os negócios estarão cada vez mais estabelecidos neste cenário.

Por isso, não perca a oportunidade. Não é preciso muita extrapolção para interpretar o vídeo feito pela Ericsson do ponto de vista dos pequenos negócios de hospitalidade.

Se você não compreende bem inglês, passe o mouse pela setinha no canto inferior direito e clique no botão CC.


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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Das pequenas coisas do futuro



Desde quarta-feira (25/01) os supermercados paulistas não disponibilizam mais as sacolinhas plásticas para o público. A opção é adquirir as sacolas biodegradáveis, feitas de amido de milho, pelo preço de 19 centavos a unidade ou levar as compras nas caixas de papelões cedidas gratuitamente pelos supermercados.

Outra alternativa é levar de casa ou comprar as sacolas retornáveis, de plástico ou tecido, chamadas ecobags, que estão sendo oferecidas a partir de R$1,99 a unidade.


Seja como for, empreendedores criativos tem aproveitado a oportunidade naquelas cidades que já estabeleceram leis ou acordos para diminuir ou retirar as famigeradas sacolinhas na entrega de produtos nos supermercados, padarias, farmácias, etc.

Sua logo em uma ecobag significa que o comprador entreará em contato com sua marca algumas vezes. Outras pessoas que o virem com a ecobag na rua, seus amigos e familiares.

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quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atualizando o uso do Facebook


No artigo de 24/01 chamamos a atenção para o fato de que desenvolver ações de marketing ou mesmo qualquer das suas ações nas redes sociais devem ser calculadas, fazer parte de uma estratégia e contar com a produção de conteúdo interessante.

Hoje vamos trazer dicas do norte-americano Justin Ellis, especialista em mídias sociais do Nieman Journalism Lab, sobre o comportamento das empresas no Facebook, a maior das redes sociais no momento.

O subtítulo do artigo de Ellis traz um pouco do que falamos ontem sobre como conquistar audências, mas também outras duas dicas, com as quais concordamos e consideramos fundamentais. Perceberá isso acompanhando nossos perfis nas redes sociais. Vamos a elas, com um pouco do que falou o jornalista e um pouco da experiência e da opinião de outros especialistas.

Embora fale para leitores jornalistas, sobre como jornalistas devem atratir a atenção de sua audência, estejam certos de que essas dicas servem para qualquer tipo de empresa, e que outros tantos especialistas no assunto concordam com essas táticas.

USE TOPICOS

Da mesma forma que para ganhar a atenção de uma pessoa em uma conversação você não comecará um assunto com um elaborado texto, também nas redes sociais é preciso topicalizar. Você também fundamentalmente, precisa falar sobre assuntos correntes.

FALE SOBRE A ATUALIDADE

Comentários e análises sobre os acontecimentos atuais e notícias de última hora recebem 3 vezes "curtir" e 2 vezes mais compartilhamentos.

Análises aprofundadas sobre questões globais pode render um aumento de 1.5 vezes em "curtir" e 2.5 vezes mais em outras ações como compartilhamentos e comentários.

Fotos poderosas pode gerar um aumento de 2 vezes no engajamento (curtir, comentários e compartilhamentos). Além disso, fotos que mostram o making-of de projetos, produtos e serviços resultaram em aumento de até 4 vezes no engajamento.

FAÇA PERGUNTAS

Quando faz perguntas, convida as pessoas a compartilhar com sua empresa.

CONTE PIADAS

Segundo Vadim Lavrusik, programador do Facebook e analista de dados referentes às publicações de jornalistas, uma imagem engraçada ou tiradas com humor em publicações de jornalistas podem render um aumento de 1.5 vezes em "curtir" e aumento de quase 5 vezes em ações da sua audência, seja um comentário, compartilhamento ou outra.
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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Sinto muito, mas está fazendo algo errado

Anúncio em escada rolante
Quais são as campanhas de marketing das quais você se lembra? Pare por alguns segundos e tente lembrar de algum delas. Quais foram as 3 primeiras? Te desafiamos a dizer que ao menos 02 delas não produziram comerciais, materiais impressos, anúncios no rádio ou em revistas com humor e inteligência, nada óbvias ou comuns. Estamos certos?

Porque então quando você trabalha nas redes sociais não faz nada mais do que publicar os preços de suas diárias, como são interessantes suas programações nos feriados ou quão saborosas são as receitas preparadas para o café da manhã?

Acredita, realmente, que seus hóspedes e potenciais hóspedes estão interessados nesse tipo de informação, enquanto navegam nas redes sociais trocando conteúdos com seus amigos, familiares e colegas de trabalho?

Será que foi por isso que curtiram sua fan page ou passaram a te seguir no Twitter ou no Tumblr? Ou será que acreditaram que, além de se autopromover, você se interessa pelas redes sociais porque ali pode compartilhar conteúdos interessantes? E que quando fosse promover seu pequeno negócio de hospitalidade o fizesse traduzindo em imagens e textos, muitas vezes de outros, o que é o seu meio de hospedagem por meio de conteúdos divertidos, inspiradores e criativos.

Finalmente, será que seus próprios fãs e seguidores têm a audácia de acreditar que você compartilharia também os conteúdos deles quando publicassem coisas interessantes?

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segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sensacional

Publicitários são conhecidos por exercitar dioturnamente sua criatividade. Os melhores e mais bem pagos são aqueles que exploram sua criatividade e conseguem a materializar em campanhas impactantes, diferentes, invoadoras, inéditas.

Alguns desses profissionais, vez por outra, supreendem em uma dosagem alta. É o caso da Mii, uma agência especializada 100% em mídias sustentáveis, o que poderia parecer, ao primeiro contato, uma contradição, uma vez que o papel da publicidade é, a princípio, aumentar o consumo no matter what.

Fernando Ribeiro, proprietário da Mii, no entanto parece mostrar que isso não é verdade, nesse mundo em que boa parte das empresas, busca ter sua imagem atrelada a posturas e projetos sustentáveis.

Dos produtos inovadores da Mii destacam-se, segundo reportagem do Pequenas Empresas Grandes Negócios, cartões de visita impressos em embalagens Tetra Pak descartadas; flyers impressos em folhas de árvores; esculturas de areia customizadas para eventos e publicidade bioluminescente, que utiliza bactérias vivas na criação de mensagens luminosas, substituindo o uso de neons.

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quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

F-Avaliado


Na gestão do seu pequeno meio de hospedagem consegue compartimentalizar com exatidão os departamentos e as competências? E será que isso é um objetivo? Na sua vida pessoal faz isso?

E quando navega na Internet? Ao mesmo tempo escuta música, confere os emails, conversa com os amigos no Twitter e lê notícias do seu jornal preferido no Facebook?

Esteja certo que boa parte de seus potenciais hóspedes também faz isso.


E segundo o Trendwatching, quando fazendo previsões sobre as tendências para o futuro próximo, podemos esperar o surgimento de mais e mais sites que forneçam automaticamente as recomendações, avaliações e resenhas de amigos, junto com bens e serviços que as pessoas estão buscando.

O TripAdvisor, que comentamos ontem, por exemplo, estabeleceu uma conexão com o Facebook, no qual os usuários do sítio eletrônico de viagem que estejam logados veem as resenhas dos amigos primeiro, além de poderem ver com rapidez quais de seus amigos foram a cidades específicas. Amigos também podem trocar mensagens entre si com rapidez para ter mais dicas de viagem.

No frigir dos ovos, a questão é que, como sempre, no turismo ou no comportamento de consumo de uma maneira geral, o boca a boca continua a ser o mais importante mecanismo de comunicação, porque tem a ver com confiança, que nenhuma campanha publicitária conseguirá transmitir da maneira como a opinião de um amigo, ou mesmo de outro consumidor.

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terça-feira, 17 de janeiro de 2012

F-Descoberta

Leu o artigo de ontem?

Então continuando o assunto, diz uma coisa, quantas vezes você ficou ansioso esperando quando poderia levar seus amigos naquele restaurante super especial que descobriu? Ou quantas vezes passou horas montando um roteiro cheio de surpresas e lugares diferentes naquele destino turístico novo perto da sua cidade para levar seus amigos?

E quando você foi comprar um pacote turístico para algum destino ou trocar de carro ou comprar um computador, perguntou para um amigo, alguém da sua família, certo?

Então você já sabe uma parte de como os consumidores buscam outros consumidores que pensam da mesma maneira para descobrir o melhor do melhor.


Disso, decorrem uma série de ambientes eletrônicos e redes sociais especificamente desenhadas para troca de experiências sobre produtos e serviços os mais variados.

No turismo, o TripAdvisor talvez seja o mais importante mundialmente falando. Talvez o seu hotel esteja sendo comentado lá e você nem saiba.

Mas existem outros de outros tantos produtos.

Os usuários da Thefind, a ferramenta de busca de compras, podem ‘Shop Like Friends’ (Comprar Como Amigos) e ver os gostos e preferências de seus amigos do Facebook.

Os compradores canadenses podem usar os aplicativos para iPhone ItSpot’s para descobrir o que pessoas próximas estão comprando. Os aplicativos cobrem diversas cidades, e incluem detalhes de promoções locais, além de dicas de compras de “Shoppingistas” (compralogistas) locais.

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segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

F de amigo

O Fator F
Muito já se falou sobre a caracterítisca de consumo de turistas. Qualquer dos livros ou artigos que tenha lido sobre o assunto tratou disso. Muito também já se falou e continua a se falar sobre as características de consumo da geração Y e de como a web 2.0 tem influenciado decisivamente nelas.


Somente para não explicar o que pode não ser familiar para você, o F se refere aos seus amigos, fãs e seguidores, para os quais os termos em inglês começam todos com F, a saber friends, fans e followers, porque nas palavras do artigo do Trendwatching "os consumidores cada vez mais consultam sua redes de amigos, fãs e seguidores para descobrir, discutir e comprar bens e serviços, de maneiras cada vez mais sofisticadas. Como resultado, nunca foi mais importante que as marcas garantam ter também o seu F-FACTOR."

Sobre as estatísticas, a Trendwatching.com compilou algumas provenientes do Facebook que dão conta de que:

O F-FACTOR atualmente é dominado pelo Facebook, já que mais de 500 milhões de usuários ativos passam mais de 700 bilhões de minutos por mês no site. (Fonte: Facebook, abril de 2011)

E seu impacto não se fez sentir apenas no próprio Facebook. A cada mês, mais de 250 milhões de pessoas entram em contato com o Facebook por meio de mais de 2,5 milhões de sites externos. (Fonte: Facebook, abril de 2011)

O usuário médio clica no botão “Curtir” 9 vezes por mês. (Fonte: Facebook, 2010)

Sobre as marcas:

Três quartos de usuários do Facebook “Curtiram” uma marca. (Fonte: AdAge / Ipsos, fevereiro de 2011)

A marca Juicy Couture descobriu que sua taxa de conversão de vendas aumentou 160% depois da instalação de ferramentas para compartilhamento social. (Fonte: CreateTheGroup, fevereiro de 2011)

A Incipio Technologies, varejista de acessórios para aparelhos eletrônicos, descobriu que indicações do Facebook tinham taxa de conversão de vendas duas vezes maiores do que a média. (Fonte: Business Insider, março de 2011)

Mas não é só o Facebook. Pegue por exemplo o crescimento explosivo do site de ofertas diárias Groupon, que usou indicações de amigos e colegas para impulsionar vendas de mais de 40 milhões de ofertas nos dois anos e meio desde seu lançamento, em novembro de 2008, por e-mail.





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Se inglês não é um problema, veja esse vídeo, de uma série de 12 publicados no YouTube sobre o que é e o que não é
a utilização eficiente das redes sociais.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Já deixou de conversar com as massas?


As empresas estão, cada dia mais, e muitas delas com maior competência, se comunicando com seu, verdadeiro, grupo focal de clientes e potenciais clientes por meio da web 2.0. Quando fazem isso com criatividade, conseguem gerar um grande volume de informação num boca a boca influente e efetivamente capaz de aumentar o seu retorno sobre investimento.

Mais do que isso, sua capacidade de mensurar o ROI e de avaliar questões subjetivas no seu relacionamento com seus clientes será facilitado por uma série de ferramentas já disponíveis, muitas delas gratuitas.

Isso parece grego para você?

Então, não deixe de assitir o vídeo abaixo e estudar um pouco mais sobre marketing digital no século XXI.

Drimio | Capital social da Marca: A nova era do relacionamento com o Consumidor from drimio on Vimeo.



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quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Os ganhos intangíveis de 2014 e 2016


Além dos serviços turísticos e de outros setores, da compra de produtos e de outros gastos feitos pelos visitantes das cidades sede, sub sede e dos destinos localizados próximos a elas, quais são os outros benefícios que os mega eventos que vamos sediar em 2014 e 2016 trarão ao Brasil?

Segundo o Ministério do Esporte, em estudo desenvolvido em 2010, sobre os impactos da realização da Copa 2014 no Brasil, além do impacto econômico, existem diversos benefícios intangíveis que também devem ser levados em consideração.

VISIBILIDADE INTERNACIONAL

Mudança na imagem brasileira no exterior: fortalecimento da imagem de país alegre e receptivo; adição de novos atributos à imagem brasileira: competência, organização e desenvolvimento.
Maior exposição de produtos e serviços, sobretudo daqueles nos quais o Brasil tenha vantagens competitivas.
Implementação e divulgação de tecnologias verdes (combustíveis, construção, etc.).

TURISMO

Maior aproveitamento do potencial turístico do Brasil (número de turistas hoje é semelhante e 1/4 do México).
Divulgação de atrações turísticas regionais e ampliação do turismo interno, sobretudo de destinos hoje pouco explorados.
Salto de qualidade dos serviços ligados ao setor (hotelaria, alimentação, taxis, etc.).

INFRAESTRUTURA

Melhoria da qualidade de serviços/qualidade de vida para a população: tecnologias modernas de transportes; maior conforto dos estádios.
Plataforma para ganhos de produtividade no setor privado.
Criação de novos pólos/vetores de desenvolvimento.

APERFEIÇOAMENTO INNSTITUCIONAL

Aprimoramento dos controles da gestão pública.
Ampliação da integração entre as regiões do país.
Fortalecimento do orgulho da nação (de ser brasileiro).

Para Jorge Abrahão do Instituto Ethos, esses ganhos intangíveis podem ser enormes, a depender de como nos apropriarmos de questões como controle social, que podem inclusive ultrapassar a época anterior ou dos próprios momentos em que acontecem os megaeventos.

Veja a entrevista de Tânia Morales com o presidente do Instituto Ethos para o programa de responsabilidade social da Rádio CBN.


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segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Enólogo ou curioso?

O assunto é vinho
De onde vêm os seus hóspedes? São eles interessados em vinhos? E você tem uma carta de vinhos interessante e que combina com os pratos servidos em seu restaurante?

Será que é preciso contratar um enólogo ou um sommelier para montar uma carta de vinhos? Ou é possível estudar sobre o assunto e melhorar os serviços do seu restaurante com pequenos ajustes?

Segundo especialistas, é possível, mesmo sem ter estudo formal, melhorar as opções de sua carta, adequá-las a seus pratos e vice-versa e atender com mais qualidade seus hóspedes quando o assunto é vinho.

Mas como começar? Escute esse programa da Rádio CBN com Renato Machado e saiba quais são bons livros para iniciar seus estudos.



Se você tem um percentual importante de hóspedes dessas regiões do mundo que aparecem em tonalidades de vermelho, esteja atento. 



Legenda:

██  menos de 1 litro.
██  de 1 a 7 litros.
██  de 7 a 15 litros.
██  de 15 a 30 litros.
██  Mais de 30 litros.


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quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Apps para empresários

Quantos dos aplicativos instalados em seu smartphone você realmente usa? E quantos deles são aproveitados nas atividades de gestão do seu pequeno meio de hospedagem?

O Portal Pequenas Empresas e Grandes Negócios publicou nessa semana alguns apps bem interessantes para um gestor. Nós completamos a lista com alguns outros que temos utilizado ultimamente.

Se você ainda não tem um smartphone, talvez seja a hora de pensar em adquirir um deles. Esteja certo de que, na medida correta, isso não significa um aprisionamento no mundo virtual, mas pelo contrário pode te ajudar a poupar tempo para estar com a família, curtir uns dias de folga, a natureza, malhar, etc.

EVERNOTE
O programa reúne compromissos, lembretes e outros tipos de informação em apenas uma plataforma, que pode ser acessada a qualquer hora, em qualquer aparelho. Além da organização de dados, o aplicativo captura todo tipo de conteúdo, de páginas da web a fotos de cartão de visita, que ficam disponíveis na forma de anotações prontas para serem compartilhadas com equipes ou sincronizadas com outros dispositivos pessoais.

Compatível com: iPhone, Blackberry e Android
Onde encontrar: www.evernote.com

THINKING SPACE
Esteja você numa palestra super interessante naquela feira de turismo, em reunião ordinária do COMTUR, ou numa conversa na beira da praia com um dos seus sócios, esse aplicativo é uma mão na roda. Indicado para quem tem tendências dispersivas, o Thinking Space é uma opção criativa para organizar ideias na tela do celular.

Baseado no conceito de mapas mentais, o aplicativo permite ilustrar resumos de longas reuniões em fluxogramas simples e didáticos, que podem ser enviados para os participantes ao final de cada encontro.

Compatível com: iPhone, Blackberry e Android
Onde encontrar: www.thinkingspace.net

EXPENSIFY
A administração de despesas em viagens corporativas pode virar um problema. Essa tarefa torna-se mais simples com o Expensify, que organiza os dados de acordo com categorias criadas pelo próprio usuário. Para diminuir a papelada, o programa permite armazenar fotos de recibos de cafezinhos, táxis e restaurantes, transferindo automaticamente o valor e a data de cada um deles para o seu banco de dados.

Compatível com: iPhone, Blackberry e Android
Onde encontrar: www.expensify.com

MONEY CARE
Se você, no entanto, tem dificuldade em conseguir notas de alguns de seus fornecedores, ou mesmo se esquece de pegar algumas delas, o Money Care é uma ótima pedida. Com uma plataforma em português altamente amigável e despesas dividas em categorias sinalizadas por cores e relatórios, vai te ajudar muito naquelas compras do seu pequeno meio de hospedagem feitas na pressa do dia ou de fornecedores que não emitem recibo.

Compatível com: iPhone e Android
Onde encontrar: http://www.iphonestudio.com.br/moneycare/


FINANCE MOBILE (Fonte: info.abril.com.br)

No Finance Mobile antes de incluir suas receitas e dívidas é preciso estabelecer um orçamento, que é mostrado em forma de barra e estabelece o limite de gastos do mês.

Em seguida é necessário escolher nas categorias dos gastos, os itens corriqueiros. Por exemplo: em alimentação, você pode colocar supermercado, feira, padaria etc. Depois de definir cada categoria, você adiciona os valores do salário e das contas. É uma forma prática de inclusão de informações.

O ponto alto do aplicativo é mesmo a forma de visualização de quanto do orçamento já foi consumido durante o mês, o que pode estimular a economia nos últimos dias.

Compatível com: iPhone, Blackberry e Android
Onde encontrar: http://www.myfreecomm.com.br/

GROUP ME
Ótima solução para quem costuma falar com diversas pessoas ao mesmo tempo via SMS. Possibilita criar grupos de contatos divididos por categorias diferentes, com opções de compartilhamento de fotos, conferências remotas e geolocalização de cada um dos contatos envolvidos na conversa. Recentemente, a empresa foi comprada pelo Skype por US$ 85 milhões.

Compatível com: iPhone, Blackberry e Android
Onde encontrar: www.groupme.com

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quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Depois do Réveillon e com os preparativos para o verão está difícil dedicar um tempo aos estudos?

Vamos então focar nossos artigos em alguns vídeos interessantes. Assim, mesmo com todo o esforço físico e mental que tem feito ultimamente, ainda é possível concentrar.

Porque "cada dia é um novo passo rumo a um objetivo. Cada dia é único. E a partir de um sonho você consegue criar uma nova realidade."



Este é mais um conteúdo que pegamos emprestado da Endeavor Brasil. Coloque o sítio eletrônico deles nos seus favoritos. Vale muito a pena.

A Endeavor Brasil publica uma completa plataforma de conteúdo e interação para empreendedores brasileiros, trazendo para o meio digital uma experiência de 10 anos de operação no país.


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